Nirvana:10 curiosidades sobre a banda


1 - Smells Like Teen Spirit, uma das faixas principais do álbum, foi considerada uma das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Já Nevermind ficou em 17º lugar na lista dos melhores álbuns.

2 - Nevermind foi de início batizado como Sheep. Só mais tarde, o grupo resolveu chamá-lo de Never Mind (separado) e Nevermind (junto).

3 - Kurt Cobain costumava escrever as letras das músicas minutos antes de gravá-las. No caso das letras de Nevermind, elas foram tiradas de trechos de poesias que ele mantinha guardadas em casa.

4 - Os jornais afirmam que Kurt morreu em 5 de abril de 1994, mas sua mãe diz que recebeu o último telefonema do filho na noite de 6 de abril de 1994.

5 - 
 "Lithium", um dos singles do álbum "Nevermind", é uma narrativa em primeira pessoa sobre um colapso nervoso. A construção rítmica e melódica tenta passar essa impressão. 

6 - O Nirvana gostava de colocar músicas escondidas em seus discos. "Endless, Nameless" aparece em algumas edições de "Nevermind" e começa após "Something in the Way". Já "Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through The Strip" aparece na versão internacional de "In Utero", vinte minutos depois de "All Apologies". "Verse-Chorus-Verse", registrada nas sessões do "In Utero", aparece ao final da compilação "No Alternative", sem estar na lista de faixas do disco. 

7 - Existiram outras duas bandas chamadas Nirvana. Uma delas surgiu no início dos anos 1960 e teve apenas um pequeno hit. A outra tem músicas de abordagem cristã e nasceu na década de 1980.

8 - O baixista Krist Novoselic, descendente de croatas, foi apresentado por seu irmão Robert ao vocalista e guitarrista Kurt Cobain. Ambos eram muito fãs da banda punk Melvins.

9 - ''Breed'' foi originalmente chamada 'Immodium' baseada no remédio que o líder do Tad usou em uma de suas turnês pela europa.

10- No começo da carreira de Kurt Cobain, sua mãe não gostava de suas companhias e por isso não deixava ele dormir em casa. Assim sendo, ele era obrigado a dormir ou na casa de um amigo ou embaixo de ponte. Logo após essa fase ele fez a música "Something in the Way" falando como era dormir embaixo da ponte.